O Projeto de Precificação NFe visa inferir preços de mercado de produtos a partir das transações registradas nas Notas Fiscais Eletrônicas.
Já consolidado na área de medicamentos, a fase atual do projeto visa aumentar o grau de automação e a assertividade das precificações de outros produtos para, com isso, ampliar o uso da ferramenta por parceiros do Tesouro do Estado.
O projeto de precificação com base na Nfe se enquadra na frente de atuação “Preços de Referência” da Divisão de Estudos Econômicos e Fiscais e da Qualidade do Gasto (DEQG) do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul.
Essa frente de atuação visa desenvolver e aplicar tecnologia para gerar, a partir da base de dados da NFe, preços de referência para bens adquiridos pela administração pública estadual.
As soluções até aqui desenvolvidas pelo Tesouro empregam técnicas de Machine/Statistical Learning, notadamente, SVM – Support Vector Machine e Cadeias de Markov. Para garantir uma constante e sólida evolução da capacidade de criar soluções é necessário um aprofundamento no nível de conhecimento acerca das teorias matemáticas e estatísticas que dão suporte às técnicas já empregadas, bem como a outras que venham a ser incorporadas.
Atualmente o projeto encontra-se em fase de contratação.