Design de Novos Negócios com Dados Governamentais

Objetivo

O projeto de Design de Novos Negócios com Dados Governamentais tem como objetivo principal ofertar ao mercado, mediante contrapartida, serviços digitais com base em informações de alto valor agregado que estão em posse do Poder Executivo Estadual. Dessa forma, espera-se fomentar a inovação e a criação de novos negócios, aproximar o Poder Executivo Estadual do ecossistema de inovação e ampliar a utilização de informações pelo Estado (politica publica baseada em evidências). Além disso, o método desenvolvido durante o projeto será divulgado para que possa ser utilizado em outras esferas.

Algumas iniciativas de serviços de dados públicos em nível nacional já podem ser observadas, contudo os modelos de negócios propostos por este projeto solucionam demandas ainda não atendidas e trazem também o conceito de cocriação, visto que foram desenvolvidas após a escuta e interlocução com mercado. Outro aspecto relevante para definir a inovação foi a parceria com a academia, por meio de centros de pesquisa, buscando conceituar, modelar e propor formatos de negócios com o acúmulo de conhecimento e bibliografia internacional sobre o tema. Este projeto é desenvolvido em um convênio com o Núcleo de Engenharia Organizacional (NEO) da UFRGS. Assim, participam diversos perfis que compõem as esferas públicas e privadas, como órgãos e secretarias públicas, universidades, empresas e startups, explorando sinergias possíveis no ecossistema de inovação.

Parceiros do projeto:

Entregas realizadas

O projeto começou em dezembro de 2021 por meio de um convênio entre o governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Fazenda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e Fundação Empresa-Escola de Engenharia (FEEng), com apoio do PROFISCO II, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvovlvimento (BID).

Firmada uma nova parceria para o Design de Novos Negócios com Dados Governamentais, desta vez com o Detran, como o objetivo de transformar dados públicos em possibilidade de novos usos para a sociedade.

 

 

 

Em 2024 o projeto foi formalizado por meio do Decreto Nº 57.549 de 4 de abril de 2024 que também instituiu o Comitê Estratégico, formado pela Secretaria da Fazenda - SEFAZ, Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão - SPGG, Secretaria da Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado - PGE o Centro de Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A - PROCERGS (confira aqui a matéria completa).

 

Workshop com o ecossistema do agronegócio, em 29 de fevereiro de 2024

Workshop com ecossistema do Celeiro AgroFood Hub, do Tecnopuc, em julho de 2024