APP Servidor RS

Objetivo

Aprimorar o App do Servidor RS para torná-lo o principal meio de relacionamento entre os servidores públicos e o Estado, possibilitando a multiplicação dos benefícios para servidores, pensionistas e segurados, ampliando e democratizando acessos, inovando na experiência do usuário, eliminando os deslocamentos e simplificando protocolos, bem como oferecer um canal para o Estado divulgar prontamente informações institucionais, promover ações de comunicação em geral e realizar pesquisas de interesse público. A intenção é tornar o App uma referência no setor público nacional.

O projeto foi concebido a partir de oficinas de cocriação, conduzidas por especialistas do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS) e com a participação de equipe com diferentes campos de atuação, composta por funcionários de diversos órgãos e entidades do Estado. O objetivo das oficinas era promover a inclusão digital com ferramenta mobile, permitindo às pessoas uma experiência como usuário de um novo modelo de relacionamento, independentemente da idade e da familiaridade com as ferramentas digitais.

Em fevereiro de 2020 o App foi atualizado para a versão beta. Depois desse tempo de maturação inicial, em agosto de 2020, houve o lançamento oficial do App, que atualmente conta com mais de 31 mil usuários e mais de 957 mil interações com os serviços disponíveis. A tecnologia utilizada é a Progressive Web Application - PWA, a qual oferece ao usuário experiência equivalente em diversos dispositivos. Pode ser acessado por smartphone, tablet, notebook ou computador pessoal pelo endereço https://app.servidor.rs.gov.br e na Google Play. 

Um outro aspecto é que a ferramenta está integrada à base de dados do portal federal gov.br. Com isso, todo o acesso é feito mediante registro nessa plataforma, o que permite dar um passo na visão sistêmica e uniformizada que o governo federal pretende oferecer junto com estados e municípios.

O público potencial inicial de usuários do aplicativo abrange os 350 mil servidores ativos e inativos do Estado e respectivos pensionistas, sendo que a evolução do produto prevê agregar a oferta dos serviços para os mais de 1 milhão de segurados do IPE Saúde. Assim, para abarcar todos esses usuários, o aplicativo precisa ser responsivo, multiplataforma e acessível em todos os dispositivos tecnológicos para proporcionar agilidade, segurança e facilidade de acesso a serviços essenciais, mitigando o deslocamento e reduzindo o tempo de resposta. 

 

Entregas realizadas

O projeto já conta com as seguintes funcionalidades implantadas: 

  1. Contracheque: o servidor pode consultar detalhadamente informações sobre o seu contracheque atual e os anteriores;
  2. Comprovante de rendimentos: o servidor pode consultar o seu comprovante de rendimentos do ano anterior;
  3. Calendário de pagamento: divulga mensalmente o calendário de pagamentos por faixa salarial, o que é muito útil sobretudo nos meses em que há necessidade de parcelamento da folha em função da crise financeira;
  4. Consulta RPV (Requisições de Pequeno Valor): disponibiliza dados referentes ao pagamento de RPVs (precatórios de pequeno porte) aos servidores que aguardam por esse tipo de crédito;
  5. Consignações: disponibiliza informações sobre as consignações vigentes no contracheque do servidor, especificando espécie e consignatária;
  6. Bloqueio e Desbloqueio de Consignações: possibilita o bloqueio ou desbloqueio de consignações;
  7. Férias: permite o (re)agendamento de férias, bem como promove alertas sobre a data limite de agendamento;
  8. Histórico Funcional: consulta à vida funcional do servidor como publicações no Diário Oficial e atributos funcionais;
  9. Indenização de Férias e Licença-Prêmio: acompanhamento do processo de indenização;
  10. Fale conosco: canal de comunicação em que o servidor pode enviar dúvidas, sugestões ou reclamações para a central de atendimento junto ao Estado. É possível inclusive anexar arquivos;
  11. Notificações: vale referir que para cada funcionalidade acima é possível que o próprio servidor seja notificado, por e-mail ou no smartphone, nos casos em que o Estado promover os alertas e enviar mensagens.
  12. Consulta de Frequências e Afastamentos: consulta no aplicativo a situação de sua frequência, identificando períodos de presença efetiva, férias, licenças, faltas, etc;
  13. Consulta de Licença-Prêmio: consulta aos períodos de aquisição de licenças, as licenças gozadas, as convertidas e as em aberto
  14. Simulador de Aposentadoria e Contagem de Tempo de Serviço: permite a consulta aos períodos averbados, o tempo de serviço público do servidor, a data prevista para a aposentadoria de acordo com o regramento jurídico e o tempo faltante para a aposentadoria, contabilizado em anos, meses e dias.
  15. Cadastramento e Recadastramento de Dependentes Previdenciários: permite que o servidor cadastre ou recadastre os seus dependentes previdenciários.

 

Entregas previstas

  1. Autorização de Consignações: Permitir que consignações em folha de pagamento sejam autorizadas pelo servidor através do aplicativo ServidorRS, utilizando reconhecimento facial ou outro dispositivo de segurança;
  2. Consulta de Frequências e Afastamentos: O servidor deverá poder consultar no aplicativo a situação de sua frequência, de tal maneira a identificar períodos de presença efetiva, férias, licenças, faltas, etc;
  3. Consulta de Licenças Prêmio: Sendo a concessão e o gozo de licenças prêmio um processo específico, com características próprias em relação a demais licenças, deve ser possível consultar os períodos de aquisição de licenças, as licenças gozadas, as convertidas e as em aberto;

  4. Solicitação de Outras Licenças e Afastamentos: (Nojo, Gala, Juri, Maternidade, Paternidade, Gestante, Adotante, Doação de Sangue, etc). Permitir que licenças e afastamentos que necessitem apenas autorização da chefia sejam solicitadas pelo servidor, com fluxo de aprovação da chefia e registro no RHE;

  5. Simulador de Aposentadoria e Contagem de Tempo de Serviço: Apresentar no aplicativo do servidor o simulador de aposentadoria atualmente já disponível no Portal do servidor RS, ajustado às características do APP, bem como permitir a consulta ao tempo de serviço registrado do servidor, em dias de trabalho;

  6. Solicitação de Ajuste de Frequências por: Afastamento por Moléstia (AFM) e Afastamento para Perícia Médica (APM) e da Licença para Tratamento de Saúde (LTS);

  7. Cadastramento e Recadastramento de Dependentes Previdenciários: Permitir que o servidor encaminhe as providências para cadastramento e recadastramento de dependentes previdenciários

  8. Registro de frequência pelo Gestor: Permitir o lançamento de frequências pelo gestor em relação a suas equipes, individualmente e em lote, permitindo integração com ponto eletrônico, quando necessário;

  9. Aprovação de Plano de Teletrabalho: Permitir que o gestor avalie, aprove ou desaprove Plano de teletrabalho dos servidores sob sua responsabilidade;

  10. Aprovação de Prestação de Contas de Teletrabalho;

  11. Permitir que o gestor avalie, aprove ou desaprove a prestação de contas das atividades realizadas em teletrabalho.