Aprimorar o App do Servidor RS para torná-lo o principal meio de relacionamento entre os servidores públicos e o Estado, possibilitando a multiplicação dos benefícios para servidores, pensionistas e segurados, ampliando e democratizando acessos, inovando na experiência do usuário, eliminando os deslocamentos e simplificando protocolos, bem como oferecer um canal para o Estado divulgar prontamente informações institucionais, promover ações de comunicação em geral e realizar pesquisas de interesse público. A intenção é tornar o App uma referência no setor público nacional.
O projeto foi concebido a partir de oficinas de cocriação, conduzidas por especialistas do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (PROCERGS) e com a participação de equipe com diferentes campos de atuação, composta por funcionários de diversos órgãos e entidades do Estado. O objetivo das oficinas era promover a inclusão digital com ferramenta mobile, permitindo às pessoas uma experiência como usuário de um novo modelo de relacionamento, independentemente da idade e da familiaridade com as ferramentas digitais.
Em fevereiro de 2020 o App foi atualizado para a versão beta. Depois desse tempo de maturação inicial, em agosto de 2020, houve o lançamento oficial do App, que atualmente conta com mais de 31 mil usuários e mais de 957 mil interações com os serviços disponíveis. A tecnologia utilizada é a Progressive Web Application - PWA, a qual oferece ao usuário experiência equivalente em diversos dispositivos. Pode ser acessado por smartphone, tablet, notebook ou computador pessoal pelo endereço https://app.servidor.rs.gov.br e na Google Play.
Um outro aspecto é que a ferramenta está integrada à base de dados do portal federal gov.br. Com isso, todo o acesso é feito mediante registro nessa plataforma, o que permite dar um passo na visão sistêmica e uniformizada que o governo federal pretende oferecer junto com estados e municípios.
O público potencial inicial de usuários do aplicativo abrange os 350 mil servidores ativos e inativos do Estado e respectivos pensionistas, sendo que a evolução do produto prevê agregar a oferta dos serviços para os mais de 1 milhão de segurados do IPE Saúde. Assim, para abarcar todos esses usuários, o aplicativo precisa ser responsivo, multiplataforma e acessível em todos os dispositivos tecnológicos para proporcionar agilidade, segurança e facilidade de acesso a serviços essenciais, mitigando o deslocamento e reduzindo o tempo de resposta.
O projeto já conta com as seguintes funcionalidades implantadas:
Consulta de Licenças Prêmio: Sendo a concessão e o gozo de licenças prêmio um processo específico, com características próprias em relação a demais licenças, deve ser possível consultar os períodos de aquisição de licenças, as licenças gozadas, as convertidas e as em aberto;
Solicitação de Outras Licenças e Afastamentos: (Nojo, Gala, Juri, Maternidade, Paternidade, Gestante, Adotante, Doação de Sangue, etc). Permitir que licenças e afastamentos que necessitem apenas autorização da chefia sejam solicitadas pelo servidor, com fluxo de aprovação da chefia e registro no RHE;
Simulador de Aposentadoria e Contagem de Tempo de Serviço: Apresentar no aplicativo do servidor o simulador de aposentadoria atualmente já disponível no Portal do servidor RS, ajustado às características do APP, bem como permitir a consulta ao tempo de serviço registrado do servidor, em dias de trabalho;
Solicitação de Ajuste de Frequências por: Afastamento por Moléstia (AFM) e Afastamento para Perícia Médica (APM) e da Licença para Tratamento de Saúde (LTS);
Cadastramento e Recadastramento de Dependentes Previdenciários: Permitir que o servidor encaminhe as providências para cadastramento e recadastramento de dependentes previdenciários
Registro de frequência pelo Gestor: Permitir o lançamento de frequências pelo gestor em relação a suas equipes, individualmente e em lote, permitindo integração com ponto eletrônico, quando necessário;
Aprovação de Plano de Teletrabalho: Permitir que o gestor avalie, aprove ou desaprove Plano de teletrabalho dos servidores sob sua responsabilidade;
Aprovação de Prestação de Contas de Teletrabalho;
Permitir que o gestor avalie, aprove ou desaprove a prestação de contas das atividades realizadas em teletrabalho.